PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1058 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1075 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Prédios tombados são subutilizados

Algumas não têm qualquer segurança, outras estão entregues à ação do tempo, umas não estão preparadas a receber visitantes, várias nem são identificadas, quase todas são vítimas de vandalismo. A verdade é que muitas edificações no Rio Grande do Norte só se diferenciam de prédios abandonados por um único, mas valioso detalhe: séculos de história que fazem delas parte do patrimônio histórico e artístico nacional.
Os prédios tombados em território potiguar se encontram, de forma geral, em mau estado de conservação e, apesar de tudo que representam para a história norte-riograndense, são subutilizados em seu potencial de atrair a atenção de moradores locais e turistas. E não é por excesso de opções. A lista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reúne apenas nove edificações tombadas em nível federal, no Rio Grande do Norte, incluindo um palácio, casas, a entrada de um cemitério, igrejas e uma fortaleza.
A edificação mais famosa é o Forte dos Reis Magos, mas a lista inclui ainda o Palácio do Governo e o Sobradinho da rua da Conceição, em Natal; o portão do cemitério de Arês; a igreja de São Gonçalo do Amarante; a Casa de Câmara e Cadeia e a igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Acari; as ruínas da capela do Engenho Cunhaú, em Canguaretama; e a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Flor.
FONTE: JORNAL TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário